Dicas para aumentar o Engajamento de E-mail com Mautic

Dicas para aumentar o Engajamento de E-mail com Mautic

O E-mail é um dos canais de marketing com as maiores possibilidades de métricas. Na última década, os profissionais de marketing tiveram maiores expectativas para medir seus esforços e comprovar sua contribuição na estratégia digital do que em qualquer outra mídia e assim aumentar o engajamento dos contatos com suas mensagens.

A capacidade de fazer isso se dá através do fácil acesso de qualquer profissional de marketing à ferramentas como o Mautic que permite monitorar uma infinidade de atividades dos usuários no e-mail e também no seu website.

A Figura abaixo mostra as principais métricas de engajamento de e-mail usadas pelos participantes do Relatório de Engajamento 2019 da Return Path.

As métricas de acompanhamento só fornecem valor quando essas métricas não são apenas monitoradas, mas sim usadas para obter insights para melhoria e aumentar o engajamento das mensagens.

captura de tela 2019 03 07 as 09 01 34
Figura 1 – Principais Métricas de E-mail Marketing

Os participantes do estudo que relataram aumentar a eficácia do programa de e-mail estavam mais propensos a também acompanhar essas duas métricas: Falta de Engajamento e Freqüência de Envio.

Os profissionais de marketing que querem informações sobre o envolvimento de e-mail precisam de várias métricas. Embora as taxas de cliques sejam bons indicadores de envolvimento, as taxas de leitura, as taxas de cancelamento e as conversões são métricas importantes para obter uma visão mais completa do envolvimento, o Mautic fornece muito mais informações como dispositivos utilizados, quantidade de aberturas, etc.

assine newsletter

Receba Conteúdo exclusivo

Newsletter Exclusiva sobre Mautic, n8n, Entregabilidade e Ferramentas de NoCode / LowCode para Marketing.

Aumentar o Engajamento de E-mail Marketing com Mautic

Quem está mais engajado com Mautic e E-mail marketing entende que obter melhores resultados de campanhas de email requer um foco contínuo na capacidade de entrega. E o melhor método para entender essa entrega é através do monitoramento contínuo do engajamento de e-mail dos seus contatos.

O que alguns novos usuários do Mautic não entendem é que criar e enviar mensagens que envolvam os inscritos é fundamental para aproveitar taxas mais altas de veiculação na caixa de entrada e a eficácia geral da campanha.

Envolvimento e entregabilidade são inseparáveis. Observando o Relatório de Engajamento de E-mail 2019 da Return Path identifiquei 6 práticas recomendadas que podem melhorar a taxa de entrega e consequentemente na taxa de engajamento de e-mail marketing que você pode aplicar facilmente no seu Mautic. Vamos lá?

1 – Fique de olho nas Métricas para Aumentar o Engajamento

Os sistemas de e-mail marketing são muito bons em medir as taxas de abertura e cliques, mas para medir o engajamento esses sistemas de e-mail marketing devem incluir mais métricas: conversões, taxas de leitura, taxas de encaminhamento e taxas de reclamação.

Essas métricas dão ao marketing uma imagem mais clara do engajamento do e-mail e também insights sobre o que pode ser otimizado. Aumentar o engajamento depende da análise e as ações que você fará com esses dados.

Um painel de métricas de engajamento é a primeira coisa a ser implementada quando se trabalha para melhorar o engajamento de e-mail. Aqui na Powertic nós oferecemos diversos relatórios no Powertic Cloud e também uma consultoria exclusiva de Entregabilidade com relatórios no Metabase e unindo informações do SMTP aos dados armazenados no Mautic.

2 – Segmentação de Contatos no Mautic

É um bom sinal quando vemos que os usuários do Mautic têm a capacidade de segmentar suas próprias listas. Isso significa que eles têm dados suplementares suficientes sobre seus assinantes, que a manutenção de listas e a higiene dos dados são robustas e que eles têm as ferramentas para criar e enviar mensagens diferentes para seus segmentos. Aumentar o engajamento passa por uma boa segmentação.

Se você ainda não está segmentando suas listas de e-mail deveria começar a segmentar agora, pois é um dos principais impulsionadores da capacidade de entrega. Veja nosso Guia de Segmentação de Contatos no Mautic.

3 – Personalização da Mensagem no Mautic

Este estudo da Return Path confirma o que os profissionais de marketing sabem intuitivamente: A utilização de personalização das mensagens resulta em taxas mais altas de abertura e de cliques.

Os profissionais de marketing que ainda não personalizam mensagens e conteúdo encontrarão muitos recursos no Mautic para personalizar a mensagem. Se você ainda não conhece todas as possibilidades de personalização de e-mails do Mautic, veja nosso Guia de Tokens do Mautic.

4 – Frequência de Envio com Mautic

Os profissionais de marketing não devem ficar no escuro sobre qual é a freqüência de envio ideal para cada uma de suas listas. É possível determinar a frequência com um alto grau de precisão e evitar a fadiga da lista.

É uma boa prática desenvolver uma compreensão da frequência de envio ideal para cada uma de suas listas e analisar os dados de reclamações fornecerá informações importantes para a determinação. Recomendo o artigo Entendendo o Tempo para Abertura de E-mail com Mautic.

5 – Mensagens enviadas por Campanhas

O uso de mensagens disparadas por campanhas, enviadas em pontos-chave ou na jornada do cliente ajuda a aumentar o engajamento.

O envio dessas mensagens pode ocorrer automaticamente com base em determinados ações dos contatos durante a jornada e você pode customizar o dia da semana, horários, etc para melhorar o posicionamento da mensagem na caixa de entrada.

6 – Gerenciamento da Lista com Mautic

Os profissionais de marketing já entendem a necessidade de gerenciar suas listas de e-mail. Um aspecto do gerenciamento de listas que ajuda a aumentar o engajamento está em remover os assinantes inativos do Mautic.

Os assinantes inativos provavelmente não perceberão mas os provedores de caixa de correio usam as repetidas tentativas de enviar um assinante que está inativo como critério de filtragem. Você também pode se livrar dos Spam Traps que podem realmente atrapalhar toda a entregabilidade das suas campanhas.

Concluindo

O pensamento final é que aumentar o engajamento por e-mail não é um lugar para o qual os profissionais de marketing chegam e sua jornada finalmente acabou. É um processo contínuo em que as recompensas vão para aqueles que medem, analisam, mudam e depois repetem o ciclo.

E você … vai ficar parado?

Um abraço!

Nesse grupo conversamos sobre Inbound Marketing, Estratégias, Mautic, N8N, Entregabilidade, Metabase e Wordpress. Não fique de fora!

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.