Benefícios do Marketing Multicanal com Mautic

Benefícios do Marketing Multicanal em campanhas no Mautic

O brasileiro passa mais de 3 horas por dia no celular segundo pesquisas realizadas no ano passado e isso mostra como a estratégia de Marketing Multicanal é essencial para o sucesso das suas campanhas de Automação de Marketing com Mautic. Seus contatos estão cada vez mais utilizando dispositivos e isso abre novos meios de comunicação.

O E-mail Marketing já foi o único meio de comunicação com contatos e leads mas hoje você precisa alcançar esses leads utilizando outros meios on-line como notificações web e mobile, focus, conteúdo dinâmico, etc ou em canais off-line com o SMS.

Muitas pessoas não abrem o e-mail mais de duas vezes por dia mas estão com o tempo todo com o smartphone em mãos e são alcançadas com as notificações e o SMS. O e-mail ainda é forte para engajar contatos em campanhas mas você não deve apoiar sua campanha somente no envio de e-mails 😉

Pensando campanhas de Marketing Multicanal

Pense no seu dia a dia ou no dia a dia dos seus familiares. Eles estão o tempo todo interagindo com apps, games e redes sociais mas dificilmente estão visualizando e-mails. Este é um comportamento comum para pessoas mais novas que se comunicam basicamente com whatsapp, messenger, imessage, etc.

Sendo assim  se sua campanha utiliza apenas e-mails você não conseguirá atingir uma boa fatia do público ativo ou até mesmo pessoas que fazem uso de e-mails mas não acessam com frequência podem ser alcançadas com notificações ou SMS.

E além disso, como estamos sempre acessando estes apps ao longo do dia a utilização de canais como notificações, sms e até mesmo anúncios em redes sociais permitem engajar o contato no seu canal preferido ou no canal que ele esteja mais disposto a utilizar no momento. A regra é respeitar o tempo do contato e também o canal onde ele está interagindo com seu conteúdo.

assine newsletter

Receba Conteúdo exclusivo

Newsletter Exclusiva sobre Mautic, n8n, Entregabilidade e Ferramentas de NoCode / LowCode para Marketing.

Criando áreas de toque com o Marketing Multicanal

Enviar a mensagem correta no momento correto para a pessoa correta no canal correto é o grande desafio das agências nos dias atuais. O problema é que a maioria esmagadora de agências não utilizam outros canais além do e-mail em suas campanhas ou na jornada de compra.

Assim você não precisa enviar diversos e-mails repetidamente até o lead engajar e suas campanhas ficam extremamente mais simples. Para que você possa iniciar sua campanha com múltiplos canais você deve ficar atento aos seguintes itens:

Cuidado com os departamentos

No Marketing Baseado em Contas (Account-Based Marketing) diversos departamentos podem interagir com um contato como o setor de vendas, o suporte técnico ou o setor de pós-vendas está realizando alguma pesquisa. O problema é que muitas vezes um setor toma um canal como propriedade e isso atrapalha o tom de voz e a continuidade de comunicação com um lead em determinado canal.

Evite que sua comunicação seja fragmentada em setores. Utilize os canais para criar áreas de toque com o lead e engaje seu conteúdo neste canal aquecido.

Informações centralizadas em tempo real

O Mautic tem a vantagem de concentrar diversos canais dentro da plataforma para que você posa utilizar tudo dentro do próprio Mautic. Além do SMS, E-mails e Notificações Web e Mobile o Mautic ainda promete integração com o Facebook Messenger e Conversões customizadas no Facebook e Google Analytics.

Você não precisa ficar migrando de ferramenta em ferramenta para alcançar seus contatos 😉

Personalização de comunicação

Me lembro de quando me inscrevi em um webinar sobre Evernote há um tempo atrás e no dia eu acabei ficando offline e não assisti o Webinar. Assim que chegou o horário do Webinar eu recebi um SMS dizendo que sentiu minha falta mas eu poderia assistir o Webinar gravado mais tarde. A comunicação foi perfeita.

O Mautic ainda permite que você customize ainda mais esta  comunicação utilizando todos os dados do seu contato em campanhas e segmentos.

Otimizando as conversões com múltiplos canais

Muitas pessoas enviam o mesmo e-mail diversas vezes em uma campanha até que o lead interaja sendo que poderia ter essa interação através de outros meios. A utilização do Marketing Multicanal é essencial para a sua estratégia de entrega de conteúdo, engajamento ou confirmação de interesse no lead em continuar recebendo suas mensagens.

Eu gosto muito da idéia do Multicanal quando por exemplo você precisa que o contato confirme uma ação como o opt-in em um webinar enviando um e-mail e alguns dias depois com uma notificação e após uma semana você pode até exibir um focus ou um conteúdo dinâmico para que ele acesse a página de confirmação. Você pode ainda criar uma conversão customizada no pixel do facebook e exibir um anúncio para estes contatos que não confirmaram acessar a página de confirmação. Veja um passo a passo de exemplo da inscrição em um Webinar onde utilizaremos múltiplos canais para chegar na conclusão das metas de Inscrição e Confirmação:

Meta: Capturar inscrições através da sua audiência para o Webinar

Como já tenho os contatos no meu Mautic, vou monitorar a inscrição do contato no webinar caso ele visitae uma url chamada /inscricao-webinar-powertic que será oferecida na campanha. Veja a sequência:

  1. Envar um e-mail para os contatos
  2. Após 1 dia enviar uma notificação para quem não visitou a página.
  3. Após 2 dias enviar um SMS para quem não visitou a página.
  4. Apos 3 dias exibir um Focus com o link para quem não visitou a página
  5. Após 4 dias exibir um conteúdo dinâmico to topo do seu website para quem não visitou a página.
  6. Criar um anúncio no Facebook baseado no seu público (você pode até enviar criar uma audiência customizada com sua base de e-mails) para todos que não visitaram a página.

Você pode ainda antes do passo 4 enviar uma newsletter ou uma notificação com todo conteúdo recente direcionando o contato para o seu website para que ele interaja  com os canais Focus e Conteúdo Dinâmico. Após os 5 passos você poderá seguir para a campanha de confirmação ou repetir a campanha em ordem diferente de canais e preferencialmente com outra copy e título.

Meta: Confirmar a presença no webinar

Agora que passamos da fase de coleta de inscritos através de diversos canais como e-mail, redes sociais, notificações, SMS e o seu próprio website com Focus e Conteúdo Dinâmico vamos confirmar a presença dos contatos no webinar utilizando os mesmos canais. Veja:

  1. Enviar o e-mail de confirmação para quem se inscreveu via e-mail;
  2. Enviar o SMS de confirmação para quem se inscreveu via SMS;
  3. Exibir o Focus e o Conteúdo dinâmico  de confirmação para quem se inscreveu no seu website;
  4. Criar um anúncio no facebook para quem se inscreveu através da rede social.

Lembre-se que você utilizar os outros canais para tentar a confirmação mas tente primeiro no canal de onde o contato interagiu para que sua comunicação seja consistente.

Meta: Informar contatos não confirmados sobre o Webinar gravado

Agora que você já gravou o seu webinar e vai disponibiliza-lo no seu blog você pode informar os inscritos e também os não inscritos da possibilidade de acesso ao Webinar. Utilize os diversos canais para a comunicação e segmente seus contatos através da interação com cada canal através de tags UTM.

Conclusão

O Marketing Multicanal otimiza a sua comunicação com seu contato quando um canal deixa de ser eficaz por um período de tempo. Pense que um lead pode estar viajando e o e-mail vai ser deixado de lado por alguns dias mas ele pode engajar com um alerta SMS ou uma notificação Mobile. Você não terá que ficar repetindo mensagens no mesmo canal e correr o risco de ter um bounce ou um cancelamento de inscrição. Um abraço!

Nesse grupo conversamos sobre Inbound Marketing, Estratégias, Mautic, N8N, Entregabilidade, Metabase e Wordpress. Não fique de fora!

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.