15 dicas valiosas para envio de Newsletters com Mautic

15 dicas valiosas para envio de Newsletters com Mautic

A Powertic acredita que você pode conseguir resultados incríveis enviando newsletter com Mautic e por isso vamos compartilhar com vocês 15 dicas valiosas para você começar a utilizar hoje mesmo!

Se você tem um blog (e não importa qual o assunto do seu blog) você precisa de uma estratégia para manter seus contatos atualizados com o seu conteúdo.

E além disso gerar mais engajamento e quem sabe mais vendas.

Já falamos aqui sobre como o Conteúdo é uma peça fundamental na sua estratégia de Marketing Digital e você precisa saber como distribuir este conteúdo de modo a gerar mais engajamento, menos unsubscribes e mais valor para sua base de contatos.

Este guia foi construído com base nas nossas recomendações para clientes e também no nosso conhecimento do que já deu certo e também o que já não funciona mais no mundo do e-mail marketing.

Vamos lá?

assine newsletter

Receba Conteúdo exclusivo

Newsletter Exclusiva sobre Mautic, n8n, Entregabilidade e Ferramentas de NoCode / LowCode para Marketing.

1 – Qual o propósito da sua Newsletter com Mautic?

A falta de um propósito ou um Call to Action sem muito sentido é um erro muito comum quando se começa a executar campanhas de e-mail marketing sem planejamento.

Na grande maioria das vezes enviamos newsletters aos nossos clientes em uma frequência semanal/quinzenal/mensal simplesmente pelo fato de termos leads, o mautic e a possibilidade de clicar no botão “enviar”. 

Para piorar o cenário na esmagadora maioria das vezes enviamos os e-mails para toda a nossa base sem realizar nem uma segmentação de contatos e muito menos verificar se estes contatos são válidos. 

Vamos combinar… você já deve ter feito isso neste mês. 😉

A principal dica aqui é a seguinte: Envie uma newsletter somente se REALMENTE for necessário e se o conteúdo for REALMENTE interessante para seu contato. 

Segmente muito bem sua lista de contatos baseado no histórico de acesso, assuntos procurados, pontuação e engajamento recente. 

Se você enviar e-mails repetidamente sem muito conteúdo sua lista vai começar a ignorar seus e-mails e você pode sofrer muitas consequências com isso.

2 – O “Assunto” do e-mail é uma porta de entrada

O assunto do e-mail é essencial para a parte da “abertura” do e-mail. Uma linha de assunto batida, manjada e que todo mundo está usando causa uma má impressão aos seus leitores em relação ao conteúdo do e-mail. 

A utilização de assuntos enganosos, apelativos e até mesmo constrangedores é uma má ideia e pode atrapalhar não só sua campanha atual, mas também as campanhas futuras.

Lembre-se que o assunto do e-mail é a porta de entrada para o engajamento.

 É ele que faz a pessoa abrir o e-mail e também faz a seu leitor sentir que não foi enganado e até mesmo pode melhorar sua reputação para os próximos e-mails da sua campanha.

O assunto do e-mail é como um título de um post de blog que deve refletir exatamente o conteúdo do e-mail. 

Você deve receber e-mails com assuntos batidos como “Tenho uma má notícia” ou “Abra e veja como mudar sua vida” e até mesmo aquele famoso “Estou triste”. 

Evite esses assuntos e seja original, você vai colher muitos frutos e abertura de e-mail com isso. 😉

3 – Não subestime o poder do Preheader

3 - Não subestime o poder do Preheader

Você deve entender que não existem “pequenos detalhes” em um e-mail. Todo o e-mail é importante e você deve dar atenção à todos os detalhes desde o assunto, o conteúdo, o cabeçalho, as imagens e o “Preheader”. 

Lembre-se que você tem somente 3 segundos para chamar a atenção do leitor e por isso você deve prestar atenção em todos os detalhes do seu e-mail.

Preheader é o texto que aparece como um resumo do e-mail em muitos leitores de e-mail como Gmail, Outlook, etc e serve para captar a atenção dos leitores, podendo aumentar consideravelmente a abertura dos seus e-mails.

Você pode utilizar os preheaders para prover um incrível call to action e atribuir personalização de e-mails.

Um erro muito comum é incluir links de cancelamento de inscrição ou até mesmo o famoso “Caso não consiga visualizar este e-mail…” como sendo o primeiro parágrafo do seu e-mail. Não faça mais isso!

Pense no primeiro parágrafo como o mais importante item do seu e-mail que pode prender atenção do contato e também facilita a abertura, gerando uma ideia do conteúdo do e-mail.

Mantenha o seu preheader curto e direto. Seus clientes estão ocupados o suficiente e possuem diversos outros e-mails na caixa de entrada.

Mantenha uma média de 20 palavras no seu preheader.

4 – Ninguém gosta de “Não Responda” e “Contato”

Se você quer construir uma boa reputação com seu seus clientes e também com seus leads evite a utilização de “admin“, “contato“, “Não responda” e “atendimento” no endereço de e-mail e mais ainda como Nome do remetente.

A reposta de um e-mail é uma grande forma de feedback do seu conteúdo e mais ainda é um sinal de que seu conteúdo tocou seu contato de modo que ele respondeu ao seu chamado.

Evite enviar e-mails utilizando estes remetentes engessados e que representam entidades e não pessoas.

Pessoas gostam de pessoas e você deve lembrar disso quando configurar um remetente antes de enviar um e-mail. 😉

5 – Evite muitos Call to Action no mesmo e-mail

Utilizar um único Call to Action em um e-mail é uma excelente ideia.

Não sobrecarregue suas mensagens com diversos links e botões e evite utilizar muitas palavras chamativas como “clique aqui” e “receba agora” repetidas vezes no corpo do seu e-mail.

Vou enfatizar que temos somente 3 segundos de atenção do leitor e muitos links e botões podem facilmente dispensar a atenção ou simplesmente assustar sua audiência.

Sua Newsletter com Mautic deve ser simples e fácil de entender e o Call-to-Action deve ser claro!

blog CTA design

6 – Seja amigável aos Clientes de E-mail

Seja amigo dos clientes de e-mail e não seja tão rigoroso com o posicionamento da sua mensagem.

Se o seu assunto é interessante e o conteúdo valioso seu e-mail será aberto. 😉

7 – Pare de enviar mensagens para quem não quer ler

A maioria dos empreendedores e, principalmente as empresas, enviam regularmente e-mails às mesmas pessoas dia após dia.

Normalmente isso não é um problema, mas algumas pessoas não abrem seus e-mails.

Lembre-se: se sua taxa de abertura for muito baixa, os clientes de e-mail podem marcar suas mensagens como spam. E você absolutamente não quer isso! Eu tenho uma solução óbvia para você: Pare de enviar e-mails às pessoas que não os leem!

Isso mesmo! Pare de enviar mensagens para pessoas que estão de férias e você não sabe, que já assistiram seu webinar gravado e que não conseguem assistir aos seus vídeos ao vivo durante o experiente e, principalmente, para aqueles que já não querem mais receber seus e-mails e estão esfriando com o tempo. Isso está acabando com sua reputação online!

8 – O foco é vender ou engajar o cliente?

Quantas vezes você viu no seu inbox hoje o seguinte assunto de e-mail “Abra este e-mail e compre meu curso agora!” ou até mesmo alguns mais ousados como “Estou muito triste por que você ainda não pagou o boleto”? Talvez não com essas palavras, mas no final das contas o objetivo é sempre vender e nunca o foco é o cliente.

Se você se posiciona em primeiro se importar com o Cliente, colocá-lo em uma situação de controle e importância em relação aos seus serviços e produtos, de modo que o seu produto é apenas um item complementar que realmente pode ajudar seu cliente e não o contrário – onde o seu cliente é apenas um comprador do seu produto – você aumenta consideravelmente sua importância para este cliente e também posiciona sua marca como referência.

A venda no final será uma consequência de tudo isso.

9 – Evite e-mails inteiros com imagem

Utilizar imagens em e-mails pode ser uma ótima idéia se usado com responsabilidade.

Evite utilizar imagens grandes e pesadas e jamais coloque texto ou qualquer outra informação crítica dentro de imagens pois elas podem simplesmente não serem exibidas pelo cliente de e-mail.

Seu e-mail deve ser informativo com ou sem as imagens e você deve pensar nisso a todo momento.

Evite também criar e-mails inteiramente utilizando imagens pois podem ser enviados imediatamente para o SPAM.

10 – Mostre sua Personalidade… pare com cópias!

Seja sempre único! Muito provavelmente seus clientes gostam de seu estilo criativo, seu senso de humor, seu ponto de vista.

Talvez essas coisas sejam porque se inscreveram na sua lista e eles sempre esperam isso de você! Então pare com cópias!

Se você tem um ponto de vista, compartilhe com sua lista. Seja autêntico e evite seguir os mesmos jargões que todos estão utilizando, pois isso afasta sua identidade e o motivo pelo qual muitas pessoas estão na sua lista.

Por algum tempo nós começamos a enviar e-mails com alguma formatação utilizando imagens, tabelas, muitas cores e ícones. O resultado: Redução de quase 12% na taxa de cliques e quase 20% nas aberturas.

As pessoas estão interessadas na nossa opinião, no que temos a dizer e nas dicas e informações sobre Mautic e Elementor que nós publicamos no Blog e nos e-mails. O layout “matou” nossa identidade, pois passou a impressão que o conteúdo já não era tão importante e as cores, imagens e formatações estavam tomando mais espaço que o texto.

Deixe de lado os templates prontos que você tem e comece a focar no conteúdo e na experiência com seu conteúdo.

11 – frequência de envio de E-mails

Com que frequência você manda um e-mail? Que dia e hora são os melhores para uma campanha de e-mail marketing ou até mesmo um simples e-mail em busca de uma resposta e início de conversa? Estas são perguntas frequentes para quem está iniciando com Mautic.

Além disso, a frequência dos seus e-mails é uma das principais razões para que seus contatos cancelem a inscrição em um programa de e-mail. Basta olhar para esta estatística do MarketingSherpa:

11 - Vamos falar sobre a frequência de envio?
Clique na imagem para ampliar

Segundo a pesquisa, o principal motivo para um contato cancelar a inscrição de uma lista é a frequência de envio de e-mails, seguido pelo fato de os e-mails não serem mais relevantes para o contato.

Pense bem antes de enviar um e-mail. Além do baixo engajamento, você corre o risco de perder uma grande quantidade de contatos apenas por “forçar a barra” com a frequência de envios.

@luizeof

12 – Envie presentes

A prática mostra que um presente inesperado pode ajudá-lo a aumentar suas vendas em até 30%. Faça um presente para seus assinantes (pode ser um eBook gratuito, um webinar ou qualquer outro brinde).

Existem estudos que dizem que os presentes provocam o desejo de fazer algo em resposta.

Em qualquer caso, um presente agradável melhora o clima da sua empresa com seus contatos (todos adoram coisas grátis).

O contato se lembrará da sua empresa como resultado do presente e quem sabe ele pode comprar seu produto ou serviço em o futuro.

13 – Escolha bem as palavras no assunto do e-mail

Você já deve saber que algumas palavras são praticamente proibidas em e-mails como “Clique aqui” e “Faça o Download”, pois são popularmente associadas com SPAM e podem atrapalhar a entregabilidade dos seus e-mails.

Quando falamos no campo “Assunto” do e-mail, essas palavras causam ainda mais impacto tanto do lado positivo quanto no lado negativo.

Você já deve ter recebido um e-mail “Estou triste” ou “Ainda dá tempo” hoje e com certeza o seu clique foi certeiro na lixeira e não no assunto do e-mail.

Escolha bem suas palavras baseado no perfil dos contatos que irão receber sua mensagem, pois o principal objetivo do assunto é abrir a primeira porta para o engajamento dos seus contatos.

14 – Forneça mecanismos de cancelamento

Mesmo com todo o seu esforço de criar conteúdo, segmentar seus contatos, escrever um bom assunto e montar um belo e-mail, algumas pessoas podem pedir para sair da sua lista.

Você deve fornecer todos os meios necessários para que o contato possa cancelar sua inscrição.

É melhor você perder um contato através do link de cancelamento do que através do botão “Marcar como Spam” presente em praticamente todos os clientes de e-mail. 😉

15 – Não esqueça de testar tudo antes de enviar!

O que sempre me surpreende é como todos nós adoramos ler “postagens inteligentes”, encontrar algumas estatísticas e idéias incríveis, e simplesmente copiá-las sem pensar.

A primeira coisa que você deve fazer antes de criar sua campanha de e-mail é familiarizar-se com o seu público.

Na maioria das vezes as equipes de marketing não sabem para quem escrevem suas mesagens.

Isso não é nada bom! Você deve saber exatamente para quem você está escrevendo, como essa pessoa pensa, o que essa pessoa precisa.

Não é uma tarefa fácil e precisa de muitos testes A / B, mas vale a pena.

Conclusão

Essas dicas podem ajudar você a conseguir melhores resultados nos seus envios. Espero ter ajudado.

Um grande abraço!

Nesse grupo conversamos sobre Inbound Marketing, Estratégias, Mautic, N8N, Entregabilidade, Metabase e Wordpress. Não fique de fora!

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.