Pré-requisito para uma sequência de Emails de sucesso
5 (100%) 1 vote

Qual é a experiência que sua sequência de emails entrega para os atuais e futuros clientes?

Por exemplo, quando visitamos um bom restaurante, um bom hotel ou uma casa bem projetada, a experiência imposta pela decoração e pela arquitetura, geralmente foram projetadas por um arquiteto. Foi o arquiteto que planejou cada curva, cada lâmpada, cada detalhe para que o conjunto de todas essas partes se convertesse em uma experiência única. Todos esses detalhes somados resultam na experiência do cliente.

Nas telonas quem assume esse papel é o diretor de cinema. São gravados mais de 2.000 horas de vídeo, mas apenas 2 horas são utilizadas para o filme. O diretor escolhe a dedo o conteúdo e a sequência ideal para transmitir a sensação que ele deseja.

Tanto o arquiteto quanto o diretor, pensam nas etapas para construir uma experiência única.

Tem diversos livros sobre ROTEIRO que podem ajudar nessa etapa de organização das ideias.

Mas Demetrio do céu, pra que que eu preciso estudar roteiro? Veja bem, quando montamos nossas automações, principalmente quando falamos de sequência de emails, temos que pensar em qual mensagem queremos transmitir. A partir dessa experiência, da experiência que queremos construir em nossos clientes, começamos a pensar no conteúdo.

Criamos o conteúdo na forma, frequência e na sequência certa para chegarmos na experiência que desejamos, assim como cineastas e romancistas já fazem a centenas de anos, e porque não aprender com eles.

Porém nossa missão é um pouco mais difícil do que a do diretor. Diferente do cinema, onde o cliente fica focado consumindo o conteúdo de ponta a ponta. Em sequências de email nosso cliente geralmente não abre alguns emails(perde alguns minutos do filme) e se abre, eles podem escanear o email com os olhos e se envolver apenas com algums trechos.

Como criar sequências de emails que sejam relevantes e consigam criar uma experiência incrível mesmo sendo consumida parcialmente?

Não existe uma fórmula simples, contudo, é possível chegar a resultados impressionantes, planejando a sequência antes de começar, usando trechos redundantes, formatando o email com destaques e acima de tudo, testando!

Deixe uma resposta

Demetrio

Há 14 anos contribuo para o crescimento de empresas de todos os tamanhos a ampliar seus resultados através do mundo digital. Participei da criação e venda de 2 startups, Palpiteiros e Facíleme. Palestrei em mais de 40 cidades nos últimos 3 anos, em eventos do SEBRAE, CNDL, ECOM, UOL, UNESP, ABRAVIN. Fundador da comunidade Mautic Brasil, ferramenta open source de Automação de Marketing. Co-fundador da Promovaweb, ferramenta web especializada em criação de landing pages; Professor convidado na ESPM e na pós graduação de Marketing Digital na FIT em São Paulo; Certificado em Adwords e com experiência sólida em SEO; Estudou Design na FURB em Blumenau e se Formou em Análise de Sistema Web passou pelos departamentos de design, desenvolvimento, marketing (SEO e PPC) e gerência de projeto; Trabalhou na empresa B2W, Visie e Associação Comercial de São Paulo. Temas ligados a Marketing Digital, Automação de Marketing, Social Media e Empreendedorismo.

Fechar Menu
Close Panel