Progressive Profiling como estratégia de Dados no Mautic
5 (100%) 1 vote

O Progressive Profiling permite que sua Equipe de Marketing solicite aos seus Leads as informações que ainda não estão disponíveis na sua base de dados.

O que é Progressive Profiling?

O Progressive Profiling é um modo inteligente de captar informações que você ainda não possui dos seus Leads ocultando os dados existentes no formulário.

Com plataformas de Automação de Marketing oferecendo conteúdos dinâmicos e formulários inteligentes, sua equipe de marketing pode obter o perfil completo de leads progressivamente. Quando exibir um formulário do Mautic sua equipe pode obter informações valiosas quando o formulário for exibido baseado no que o lead ja te informou.

Desde modo você pode solicitar diversas informações dos seus contatos evitando repetições e criando formulários cursos e precisos. O Progressive Profiling auxilia também a sua taxa de conversão pois muitas pessoas se sentem desconfortáveis em preencher formulários.

Imagine o cenário: Na primeira vez que o Lead visita seu website e baixa um e-book você geralmente solicita o nome e o e-mail deste visitante. Na próxima vez que ele visitar um post no seu blog você pode solicitar mais algumas informações que não estão no perfil do contato e conforme ele for fornecendo essas informações seu formulário vai diminuindo de tamanho.

Como funciona o Progressive Profiling?

O Progressive Profiling pode ser utilizado em qualquer formulário do Mautic, você precisa apenas habilitar a opção quando inclui um novo campo de contato no formulário.

Quando você habilita este recurso você deve informar dois parâmetros: Se o campo será exibido caso o valor exista e se você vai querer que o campo seja preenchido caso o valor exista.

Progressive Profiling como estratégia de Dados no Mautic

Exibir caso o valor exista

No Mautic se a opção “Exibir quando o valor Existir” estiver habilitada o campo será exibido em branco no seu formulário mesmo se o Lead já tenha preenchido estes dados anteriormente. Caso você habilite a opção “Preenchimento Automático” o campo será exibido com os valores informados pelo lead anteriormente.

Exibir após X envios

Esta opção permite que o campo seja exibido somente após um certo número de envios do formulário do Mautic.

Quando você utiliza o Progressive Profiling seus campos são assinalados no editor de formulários do Mautic. Veja:

Exibir após X envios Progressive Profiling

Quais as limitações do Progressive Profiling?

Você deve levar alguns pontos importantes em consideração quando utilizar o Progressive Profiling:

O Mautic pesquisa os últimos 200 envios

Quando o formulário do Mautic for requisitado pelo website e possuir campos com progressive profiling o Mautic irá pesquisar os últimos 200 envios de formulário do Lead. Este limite existe para que não haja muito consumo de memória para cada formulário requisitado.

Tipo de inclusão de formulário

O progressive profiling só funciona em formulários inseridos através do modo Automático (via javascript fornecido pelo Mautic). Caso você utiliza o formulário copiando e colando o HTML não será possível utilizar este recurso.

O Modo Kiosk

O Progressive Profiling não funciona em formulários que são exibidos no modo Kiosk. Estes formulários não geram o cookie e também não colhem o fingerprint do lead e assim não tem como identificar quem está acessando a landing page.

Vantagens do uso do Progressive Profiling

Você deve estar se perguntando quais são os benefícios e vantagens do uso do Progressive Profiling nos seus formulários. Vou enumerar pelo menos três bons motivos para você começar a utilizar este fantástico recurso do Mautic hoje mesmo:

1- Pequenos formulários aumentam a conversão de Leads

É fato conhecido que os visitantes relutam em informar dados em formulários na web. Apesar da popularidade de landing pages e também de ações de marketing inbound muitos usuários não se sentem confortáveis em informar seus dados pessoais, seu cargo ou o nome da empresa onde trabalha. O Progressive Profiling monta todo o perfil do lead com o tempo e você poderá utilizar este perfil para suas campanhas de automação de marketing no futuro.

2 – Evite repetições de informações que você já possui

Geralmente suas campanhas de marketing utilizam diversos pontos de toque como e-books, whitepapers, gated videos e outros itens que solicitam dados do contato para permitir o acesso ao conteúdo. Se você já sabe quem é o Lead através do tracking do Mautic não pergunte mais o nome e sobrenome, tente colher informações de contato como telefone fixo, celular e o website da empresa.

3 – Mais informações ao longo do tempo para suas campanhas

Sua Equipe de Marketing pode se beneficiar de informações valiosas obtidas ao longo do tempo com a sua estratégia de Progressive Profiling. Em alguém momento você pode precisar saber o sobrenome, a empresa e que trabalha e o seu cargo atual. Você ainda pode obter informações personalizadas como o tamanho da empresa, tempo de mercado e número de funcionários.

Estratégias de uso do Progressive Profiling

Obtenha os dados mais importantes primeiro

Sua estratégia de Progressive Profiling deve obter os principais dados nas primeiras duas ou três exibições do formulário como nome, e-mail, telefone, website e cargo do lead. Então solicite informações secundárias como o número de funcionários, telefone fixo, apelido do contato, etc.

Comece com pequenos formulários

Quando você está planejando a ordem de exibição dos campos do formulário, comece com os mais importantes e simples de preencher e depois monte formulários mais complexos com mais detalhamento de informações. Com o tempo você conseguirá obter uma grande quantidade de informações dos seus contatos e montar uma grande base para campanhas e segmentos.

Alinhe os campos do formulário com estágios dos Leads

Se o seu lead é um assinante do seu blog começe com informações pessoais para conhecer melhor o perfil pessoal, e então conforme o lead avança nos estágios do seu finil obtenha informações mais valiosas.

Por exemplo, um Lead Qualificado para Marketing (MQL) pode oferecer informações importantes como se ele gostaria de receber sua newsletter, se gostaria de uma apresentação ou demonstração dos seu sistema. Já um Lead pronto para venda (SQL) pode oferecer informações como preferência de forma de pagamento,  quem é o responsável pela decisão e até mesmo o valor que a empresa investe em marketing ou ferramentas.

Conclusão

O Progressive Profiling é extremamente valioso para sua estratégia de conhecer melhor seus leads obtendo informações valiosas sobre as suas preferências, comportamento e meios de consumo.

Comece a utilizar o Progressive Profiling hoje mesmo e colha bons frutos no futuro!

Um grande abraço!

Deixe uma resposta

Luiz Eduardo Oliveira Fonseca

Pai, Filho, Marido, Programador e Empreendedor nas horas vagas. Evangelizador do Mautic e Elementor no Brasil e Co-fundador da Powertic.

Fechar Menu
Close Panel