É uma boa prática para manutenção de contatos manter uma lista de bounces no seu mautic para não perder a referência sobre emails problemáticos na sua base.

A maioria das pessoa que utilizam algum serviço de validação de e-mails já viu que é disponibilizado tanto uma lista de contatos válidos como também uma lista de contatos inválidos. Você já se perguntou o motivo?

Você já deve ter pensado em remover os contatos com bounces da sus listas mas a recomendação é manter os contatos na sua lista para que o mautic nunca perca a referência de bounces e assim volte a enviar e-mails novamente. O segredo é manter o histórico dos bons contatos e dos ruins também 😉

 

Os benefícios de uma Lista de Bounces para o seu Mautic

Você deve manter um histórico dos contatos com bounce pois algum dia estes e-mails podem voltar para sua base e assim você evita reenviar e-mails para contatos inválidos, spam traps ou alguma outra armadilha por aí. Lembre-se de cuidar da saúde da sua lista de contatos também.

Lembre-se que os bounces contam para sua reputação e fazer um bom gerenciamento dos seus bounces é fundamental para sua entregabilidade.

Nunca é tarde lembrar que além de importar contatos e marcá-los como bounce, você também pode configurar a caixa de entrada monitorada do Mautic para capturar os bounces que voltam para seu e-mail.

Importando uma Lista de Bounces de algum validador de e-mails

Existe um truque bem simples para você importar sua lista de bounces para o Mautic. Basicamente a lista é um arquivo CSV que o validador exporta para o seu computador e que pode ser aberto no Microsoft Excel ou qualquer outro programa de planilhas.

Você deve inserir uma coluna a mais no arquivo para que o mautic interprete o campo Do Not Contact corretamente e marque os contatos com esta opção.

Importante: Se você já tem os contatos na lista o mautic irá somente atualizar as informações. Não existe possibilidade do mautic duplicar os contatos durante uma importação.

Seu arquivo de bounces deve ter a seguinte estrutura:

Arquivo CSV:

 

Arquivo CSV com Lista de Bounces

onde nome e email são os campos que o validador te retorna. Veja que adicionei o campo doNotEmail e atribuí o valor 1 para quando queremos marcar o contato como bounce ou podemos atribuir o valor 0 remover este atributo do contato.

No Excel:

Lista de Bounces no Excel

 

Repare que foi adicionada a coluna doNotEmail no Excel com o valor 1. Assim quando você for importar a lista no Mautic o campo será automaticamente associado na tela de importação:

Importando Lista de Bounces no Mautic

 

Após verificar se o campo doNotEmail foi associado corretamente é só importar a us Lista de Bounces. Lembre-se que a partir deste momento o Mautic deixará de enviar e-mails para estes contatos e assim você poderá melhorar sua reputação com os provedores.

Um grande abraço e até a próxima!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Luiz Eduardo Oliveira Fonseca

Co-fundador da Powertic. Pai, Filho, Marido, Programador e Empreendedor nas horas vagas. Evangelizador e Revisor da tradução do Mautic para Português e fã do Elementor.
Fechar Menu
×
×

Carrinho

Close Panel