Conheça os Tipos de Bounce de E-mail do Mautic
5 (100%) 1 vote

Conheça os tipos de bounce e entenda por que é importante manter usa lista atualizada e livre de e-mails inválidos no Mautic para que sua reputação como remetente não seja prejudicada por problemas na entrega.

É inevitável ter contatos inválidos em suas listas. É fato e você precisa aceitar. O importante é identificar rapidamente estes contatos e aplicar as regras de contensão adequadas para cada tipo de bounce (mensagem de retorno) que o Mautic identificar.

Existem basicamente dois tipos de bounce: o “soft-bounce” e o “hard-bounce”. Cada um tem suas características e o modo como devem ser tratados.

O que é um Bounce?

Um bounce é um e-mail que não foi entregue por algum motivo técnico. Quando um bounce acontece o seu sistema de e-mails recebe automaticamente uma mensagem ou notificação do motivo da falha. Esta falha geralmente acontece no lado do destinatário da mensagem e explica em termos absolutamente técnicos o que aconteceu para que a mensagem não fosse entregue.

Cabe ao seu gerenciador de envios (SMTP) receber estas informações e realizar as ações necessárias com o contato. O Mautic pode receber estas informações através de API e marcar o contato como inválido.

Analisando o conteúdo de um bounce

Geralmente uma mensagem de retorno de bounce contém informações importantes que ajudam você a identificar o motivo da falha na entrega da sua mensagem. Sua equipe técnica pode compreender melhor estas mensagens e agir rapidamente caso o problema seja com o seu servidor de envios. Veja dois exemplos:

Bounce para usuário inexistente

Sep 15 06:26:07 vps postfix/smtp[18775]: E108361106: to=<[email protected]>, relay=mx.zoho.com[8.40.222.121]:25, delay=1.7, delays=0.72/0/0.64/0.3, dsn=5.1.1, status=bounced (host mx.zoho.com[8.40.222.121] said: 550 5.1.1 <[email protected]> User unknown (in reply to RCPT TO command))

Mensagem enviada com sucesso

Sep 15 06:36:06 vps postfix/smtp[23704]: 7F40E61106: to=<[email protected]>, relay=mx.zoho.com[8.40.222.121]:25, delay=1.4, delays=0.34/0.01/0.63/0.38, dsn=2.0.0, status=sent (250 Message received)

A mensagem padrão de bounce contém 3 partes importantes que devemos ficar atentos:

Informação Descrição
Data e Hora da Falha A data e hora em que a mensagem foi enviada e falhou
Host de Recusa A identificação do host do destinatário da mensagem
Código RFC da Falha O código RFC padrão de erro de SMTP

 

 

O campo RFC exibe um código padrão para as falhas de envio. Nem todos os provedores utilizam este padrão mas na maioria das vezes você conseguirá identificar o problema.

O que é um Hard Bounce?

Um hard bounce é uma mensagem que foi permanentemente rejeitada por dois motivos básicos:

  • o servidor / domínio não existe;
  • o servidor / domínio existe mas a caixa de entrada em questão não existe;

Os e-mails classificados como hard bounce deve ser devidamente identificados e adicionados em uma lista de supressão para que não sejam contatados novamente no futuro. Estes e-mails rejeitados podem diminuir sua reputação se enviados em massa e devem ser acompanhados de perto pela sua equipe técnica.

O Sistema de E-mails da Powertic identifica automaticamente os e-mails classificados como bounce e adiciona em uma lista de supressão para que você não tenha que se preocupar com isso 😉

O que é um Soft Bounce?

Um soft bounce é menos prejudicial que um hard bounce pois pode ser apenas momentâneo. Muitas vezes as mensagens classificadas como soft-bounce são adicionadas novamente na fila de entrega e enviadas algumas horas mais tarde.

Basicamente os soft bounces acontecem por motivos como:

  • caixa de entrada cheia;
  • o servidor de mensagem está offline;
  • a mensagem ultrapassou algum limite de tamanho de anexos;
  • você enviou muitas mensagens em um curto espaço de tempo, etc.

O Sistema de E-mails da Powertic adiciona os soft bounces novamente na fila de entrega e realiza diversas tentativas antes de cancelar o envio e dependendo do caso adiciona o e-mail em uma lista de supressão para que não seja contactado no futuro.

Como evitar os dois tipos de bounce?

A melhor maneira de evitr bounces é utilizar algum mecanismo de confirmação de entrada como Double Optin e realizar o monitoramento constante das entregas da sua mensagem. O Mautic possui um avançado sistema chamado Caixa de Entrada Monitorada que interpreta mensagens de retorno em um e-mail específico e marca os contatos como bounce. Apesar do Mautic possuir um sistema de controle é essencial ter um controle no seu sistema de SMTP.

Se você está tendo problemas com bounces e não sabe o que fazer entre em contato com um representante da Powertic e nós apresentamos nossas ferramentas para melhorar sua entrega e a sua experiência com Mautic.

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

Luiz Eduardo Oliveira Fonseca

Pai, Filho, Marido, Programador e Empreendedor nas horas vagas. Evangelizador do Mautic e Elementor no Brasil e Co-fundador da Powertic.

Fechar Menu
Close Panel