WordPress e Joomla: Qual a melhor escolha para seu website?
5 (100%) 1 vote

WordPress e Joomla já travaram boas brigas entre rodas de amigos mas na prática as duas plataformas estão bem distantes em relação ao uso, market share e crescimento.

A Powertic utiliza o WordPress como ferramenta de atração como plataforma CMS para Blogs e também para criação de Landing Pages com Elementor.

Page Builders para WordPress e Joomla

O WordPress é recheado de opções de page builders para que  você possa criar websites visualmente arrastando elementos na tela. Dentre os principais podemos citar o Elementor que é oferecido pela Powertic na hospedagem WordPress que permite que qualquer usuário possa desenvolver websites e landing pages facilmente sem nenhuma linha de código. Além do Elementor podemos citar o Visual Composer, Beaver Builder e OptimizePress.

O Joomla! oferece menos opções de page builder e a de mais destaque é a SP Page Builder que permite desenvolver websites visualmente arrastando elementor para a tela.

A usabilidade do WordPress e Joomla

O WordPress dá de lavada na interface em relação ao Joomla. Além de todo o painel ser responsivo, os plugins  e temas podem modificar todo o admin do WordPress e os aplicativos desktop e mobile auxiliam os produtores de conteúdo a publicarem no WordPress.

O Joomla também possui boa usabilidade mas a falta de apps nativos ou melhorias significativas nas última versões torna complicado o uso da plataforma.

Market Share no WordPress e Joomla

O website Datanyze possui um interessante comparativo entre WordPress e Joomla onde é possível visualizar o tamanho da base de instalações, número de instalações, etc. Veja abaixo o status do WordPress e Joomla em Julho de 2017:

O status do WordPress e Joomla em Julho de 2017
O status do WordPress e Joomla em Julho de 2017

 

Olhando o comparativo entre WordPress e Joomla! do website w3techs podemos perceber que o Joomla concorre mais com os outros pequenos players do Mercado do que com o próprio WordPress.

comparativo entre WordPress e Joomla

Finalizando

Nós da Powertic recomendamos a utilização do WordPress para nossos clientes tanto pela adesão e pelo tamanho do marketing share quanto a fácil manutenção e utilização da plataforma por parte dos usuários.

Deixe uma resposta

Luiz Eduardo Oliveira Fonseca

Pai, Filho, Marido, Programador e Empreendedor nas horas vagas. Evangelizador do Mautic e Elementor no Brasil e Co-fundador da Powertic.
Close Menu

Receba o e-book no seu e-mail

Close Panel